terça-feira, 10 de novembro de 2015

Transportes públicos...


Olá. No outro dia, a propósito de arranjar emprego, tive a fazer contas aos transportes públicos uma vez que uso o carro dos meus pais e para certos empregos ou teria de andar de transportes públicos ou arranjar como comprar carro.
Fala-se tanto em andar de transportes públicos, com vários argumentos, alguns deles estão na imagem que publiquei, mas a verdade é que o argumentos mais aliciantes são os económicos.
A minha zona é muito pouco abrangida por transportes de qualidade, os transportes são feitos por uma empresa privada, que obviamente o seu objetivo visa mais o lucro do que servir as pessoas.
Feitas contas eu, de carro, até à sede de concelho, gasto cerca de 3,5€ por dia(cerca de 70€ por mês se tivesse de ir todos os dias) e demoro uns 15 minutos, com a vantagem de poder ir tanto até ao pé da escola, como ao centro da cidade ou à zona industrial.
De autocarro, se o apanhar em frente a casa pago cerca de 4.3€ de bilhete para cada lado e demoro cerca de 50 minutos a chegar à cidade. Um passe passe para este autocarro custa mais de 100€. Isto acontece porque embora eu viva a 14 quilómetros da cidade o autocarro faz um trajeto de talvez 40km, mais do dobro.
Se for apanhar um autocarro que passa numa paragem a 4km da minha casa, pago cerca de 2.7€ de bilhete para cada lado e demoro uma media de 30 minutos. O passe deste autocarro custa entre 60 a 70€, sem esquecer que alguém tem de me levar à paragem e gastar combustível.
Qualquer um destes autocarros apenas pára na estação e nas escolas, e os horários não me permitem trabalhar por turnos ou em algumas lojas/empresas com certos horários(agravado ainda pelos locais de paragem não serem perto dos locais de emprego). Dentro da cidade há ainda uma pequena rede de transportes públicos, mas penso que só tem um pequeno autocarro que não passa nos pontos certos às horas dos empregos...
Posto isto, como esperam que as pessoas pensem em utilizar transportes públicos? Se fossem verdadeiramente mais baratos e levassem as pessoas até perto dos locais seria uma boa opção, ainda que mais demorado, mas nesta caso torna-se complicado para quem não tem carro.
No meu caso, vou ver conforme o emprego que encontrar se os meus avós dão uma ajudita para comprar um carro, caso contrario la vou eu ter de me desenrascar...

2 comentários:

  1. Andar de transportes públicos é muito caro!
    Sempre ficas-te com o lugar na pastelaria ou nem por isso?

    R: Já estou preocupada!!

    ResponderEliminar
  2. Isso também depende muito da zona em que se está. No meu caso estou muito bem servida. Já no teu caso está mais que visível que a melhor opção é andar de carro. Espero que encontres algo rápido e de preferência perto :)
    r: Eu também ando um pouco medrosa, mas com o tempo vai lá. Aliás, já me começo a sentir mais à vontade mas existem imensos pormenores que não me sinto mesmo nada à vontade, como as manobras... Mas enfim, vai lá a seu tempo!

    ResponderEliminar