sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Olá, hoje decidi não vos melgar com os meus problemas. venho antes apresentar-vos um lugar onde estive há cerca de um mês. Esse local chama se Drave, vulgarmente conhecida como A Aldeia dos Escuteiros, há quem fale até da Aldeia Mística.
É uma aldeia insolada, no meio de um vale, onde não há electricidade nem Quase rede móvel(apenas há MEO).
Por ser tão isolada, permitindo apenas que os carro se aproximem a cerca de 4km, a aldeia foi ficando desabitada, há cerca de 10 anos(ou talvez mais) ficou desabitada, depois de a senhora do ultimo casal que la vivia e se recusava a sair ter falecido e assim levaram o seu marido para um local onde pudesse ser cuidado pela família. 
Esta aldeia foi descoberta pelos escuteiros, foi palco de uma actividade chamada Rover(não sei precisar o ano) e tem sido recuperada pelos escuteiros através de compras e doações de casas semi-destruídas. Ainda há propriedades que pertencem a privados, uma ou outras recuperada, e muitas abandonadas. Atualmente é a base dos caminheiros do CNE.
Quando um grupo de escuteiros/escoteiros quer fazer lá uma actividade faz uma inscrição e tem uma serie de infraestruturas disponíveis e é lhe dada uma tarefa comunitária, tendo em vista a melhoria da aldeia.
Há um dia no verão, que coincide com uma actividade de escuteiros anual, em que os antepassados dos habitantes vêm à aldeia para relembrar quem ali viveu.
Esta é uma aldeia fantástica, um excelente retiro para descansar e passar uns dias longe dos stresses da sociedade. As paisagens são fantásticas, paradisíacas, um retrato da vida dos nossos antepassados.
Neste momento  não sei se é permitido acampar la sem ser escuteiro(mas é algo que se sabe facilmente) e não sei se as casas recuperadas poderão ser arrendadas, mas é sempre uma ideia de um sitio para fazer uma caminhada ou um pique-nique.

Algumas das fotos que vos deixo são de um colega meu, deixo a pagina dele para poderem ver mais alguns dos seus trabalhos: https://www.facebook.com/fotografiasrpt/?pnref=story






3 comentários:

  1. uau! isso parece uma ideia excelente! cada vez mais por este pais fora ha aldeias abandonadas ou quase abandonadas e é uma pena.
    beijinho

    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar